domingo, 25 de março de 2012

Laudo 2.003


Imagem do blog Cajumila, acesso em 25/03/2012

Olhos deformados, com 5,0 graus de miopia e 3,0 de hipermetropia. Justificativa: “os traumas podem andar na superfície dos gestos ou nas profundezas do psiquismo” (sic). Seus músculos degeneram-se numa viciosa postura, procurando em vão sustentar o pescoço que se projeta, inconveniente. Vértebras torácicas cifosadas, de curvaturas semelhantes a um ponto de interrogação. Em conversas, observa-se que não é capaz de emitir as respostas médias, obrigando o interlocutor a elucidar conceitos perfeitamente razoáveis. Tal conduta sinaliza hiperestimulação do tronco cerebral, com os conseqüentes sintomas: 1) impulsos filosóficos; 2) perda da função de concordância com o interlocutor; e 3) rebaixamento da utilidade do cientista. Desorientação psico-religiosa: na maior parte do tempo ateu, porém adepto do zen-budismo. Reside com a mãe e dois cães, após o divórcio por causas financeiras. Incipiente coprolalia na presença de estranhos indica propensão à desordem. Leitor do Psyu. Hábitos sexuais inexistentes, relata passados relacionamentos saudáveis. Mãos franzinas, boa abdução e má adução do polegar, pelo muito abrir e fechar portas de maçaneta arredondada; bíceps medíocre, incapacitante para o trabalho braçal. Dada a precariedade dos recursos desta instituição, que no entanto louva os liberais direitos de nosso tempo, consideramos que este interno talvez seja proveitoso na portaria, para afastar as Testemunhas de Jeová e os vendedores de carnê do Baú. Vestes bizarras, de horrível gosto, sapatos ao rigor da moda e uma única camiseta xadrez, trazendo roupa de baixo em bom estado. Dois terços da bagagem consistem em CD´s de Música Popular Brasileira e livros de orientação teórica obscura, ao invés do sabonete que pedimos – investigar amnésia. Megalomania paranóide: atribuiu internação ao ativismo político. Teste positivo para THC e ervas aromáticas. Tez pálida, eliminações regulares e de cor castanho-escura, relata boa saúde.
Diagnóstico: psicólogo
Conduta: reeducável ou eletrochoque
Assina: Dr. Jasper Skinner Di Lombroso
P.S.: providenciar sabonete.
---
Texto que publiquei no extinto Psiu, em 2003. 

sábado, 3 de março de 2012

Grupo de Estudos sobre a Filosofia de Espinosa - GEFE

O Prof. Cristiano Novaes de Rezende
dará início, neste primeiro semestre de 2012, no dia 27/02/12, ao

Grupo de Estudos sobre a Filosofia de Espinosa - GEFE

que ocorrerá todas as segundas-feiras à noite (das 18:45 às 22:00) na sala do 4o. Ano de Filosofia.
O tema da primeira fase de estudos (com duração indeterminada) será:

Matemática e Medicina em Espinosa
e terá por objetivo caracterizar, de modo simultaneamente amplo e profundo, o conceito de Medicina Mentis que emerge do sistema espinosano.
O grupo é oferecido especialmente a todos os alunos da FAFIL mas é aberto a todos os estudantes da UFG que se interessem pela filosofia de Espinosa ou pelos temas abordados através de seu estudo.
Serão propostas eventuais tarefas aos participantes (sobretudo apresentações de análises de texto junto ao grupo), mas não haverá avaliações. Serão cobrados apenas empenho e assiduidade.
-
-
--
- NOTA DO PROFESSOR ACERCA DO PRIMEIRO ENCONTRO -
(Publicado em 29/02/2012)

Mais informações: clique aqui.

Facebook

Total de visualizações de página