domingo, 22 de abril de 2012

O "Fora Marconi" e o Prêmio Jabuti

Estive ontem no ato "Fora, Marconi" e gostaria de assinalar algumas coisas. Primeiro, que são absurdas as versões do "Diário da Manhã" e de "O Popular": não se tratava de um ato contra a corrupção eleitoral, insosso, abstrato, e sem alvos identificados, como se noticiou. "O Popular" chegou a fazer referência a que os manifestantes protestavam contra o Mensalão (!!!!). Diante de tamanha criatividade, indico a imprensa goiana para o Prêmio Jabuti na categoria ficção, em acirrada concorrência com minha revista favorita nesta modalidade, a "Veja". 
E, convenhamos: um ato que atrai às ruas cerca de 8 mil pessoas, em meio a tamanha crise institucional, só mereceria 200 palavras no jornal?! A imprensa goiana precisa rever suas prioridades. Os brados populares foram, sim, pela derrubada do governador. 
Uma coalizão de movimentos sociais e cidadãos comuns, como eu, compos o ato, que recebeu apoio surpreendente dos motoristas encalhados no tráfego (muitos deles buzinaram com nossa passagem, não parecendo se importar em chegar mais tarde a seus destinos). A atmosfera foi bastante festiva e repleta de jovens, provando que o Facebook é, sim, instrumento de efetiva articulação política das massas em nossa cidade.
Só me preocupou que alguns dirigentes sindicais, falando ao microfone, tivessem destacado repetidamente que "todos ali eram trabalhadores, não vagabundos, ou bandidos, como a imprensa noticiou". Deveriam ter é questionado o preconceito que pesa sobre a população prisional - aceitar sua culpabilização é deixar margem para retóricas de extrema-direita, sem abrir um debate (ainda que breve) sobre a composição de classes e a criminalização da pobreza em nosso país.
*No próximo sábado, ato no Setor Campinas, pessoal!

Acompanhem o movimento: "Fora, Marconi", na página no Facebook: http://www.facebook.com/MovimentoforaMarconi
Essa é só para minha gratificação narcísica. Obs: senti falta de um nariz de palhaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Total de visualizações de página

53,419